Xamanismos

O que é xamanismo(s)?

Um conjunto de técnicas ancestrais que nos ajuda a nos religarmos com todo, com o cosmo, consigo mesmo e com o outro; facilitando o nosso processo de cura pessoal, de cura de irmãos e do nosso planeta. A partir da abertura de um canal com o oculto, abertura de fronteiras, seja através de estados alterados de consciência , por exemplo ; adquirimos conhecimentos , equilíbrio, harmonia e resgate de nosso poder pessoal. Em suma, é um legado deixado para nos por nossos ancestrais ,que nos conecta com o mundo espiritual e nos ensina o caminho do conhecimento da cura e do amor.

Quando essas técnicas ancestrais foram estudadas por cientistas sociais (antropólogos e sociólogos), passaram a ser categorizadas pelo termo Xamanismo, que deriva de SAMAN, antigos curandeiros siberianos. Por isso é correto usar tanto o termo xamanismo, de forma generalista, como o termo xamanismos, entendendo as especificidades culturais que envolvem o fenômeno da cura em si. O Sociólogo e Xamã Wagner Frota também adota o termo “xamanaria”, em oposição ao entendimento do XamanISMO como uma prática dogmática estruturada de cunho religioso (Ex.: Catolicismo, Protestantismo, Espiritismo, Budismo…). Para ele o termo XamanARIA se aproximaria mais da realidade do Xamã por se referir à sua prática (como em Feitiçaria como a prática do feiticeiro).

O mais importante, a despeito de categorizações acadêmicas, é que essas práticas sobreviveram à ação do tempo e às perseguições politico-ideológicas, se reinventaram e hoje nos oferecem uma chave de autoconhecimento, harmonização e cura.