Quem Somos

OMXA: Uma Igreja sem Religião?

Nos dias atuais, nos quais uma profusão de credos se firmaram e se esforçam para angariar devotos , é comum se ouvir falar em igrejas. Tão comum que logo que ouvimos  essa palavra a associamos a algum tipo de Rito religioso ou, mais comumente à Religião em si. E nesse contexto como deve se comportar uma instituição religiosa dedicada às Práticas Xamânicas? Xamanismo é Religião pra justificar a formação de uma Igreja?  Quem sabe juntos, bem ao estilo das práticas xamânica, possamos chegar a algumas conclusões sobre o Assunto.

Para inicio de conversa é importante pensar no próprio temo igreja e seu conjunto de significados. Senão vejamos: Igreja, derivada do termo grego “ekklesia”, pode fazer alusão à uma edificação onde se realizam cerimônias religiosas, ou a uma Organização Religiosa complexa, ou mesmo ao grupo de pessoas que “sentem” o chamado de uma região e a seguem. Esta última acepção se aproxima mais do primeiro emprego do termo Igreja, aqueles que se reúnem em assembleia para vivenciar o Sagrado.

Certo, mas e o Xamanismo? O xamanismo é uma postura filosófica que entende que cada ser humano precisa de contato amoroso com a sua comunidade e com a natureza para restaurar o sentimento e a percepção do Sagrado no dia a dia, ou seja, trocando em miúdos, a partir do encontro com a Natureza em todas as suas formas (Minerais, Vegetais, Seres humanos e demais animais) perceber a divindade em todos e em tudo. Essa forma de pensar o Sagrado toma força como uma resposta ao extremo afastamento da natureza a que a humanidade se impôs quando alçou o positivismo e o racionalismo a forma privilegiada de perceber a realidade.

E a OMXA nessa historia? A Ordem Mística Xamânica Buscadores da Divina Luz é uma Ordem, um grupo religioso, que vive o Sagrado a partir das práticas xamânicas. Entretanto, como o Xamanismo não se configura como Religião, e sim como filosofia, os xamanistas vinculados à OMXA, ou buscadores, são membros de uma Igreja desvinculada de religiões institucionalizadas.  Nesse aspecto, a Ordem se assemelha muito aos primeiros agrupamentos religiosos, mas se configura de forma própria, uma vez que busca favorecer o encontro imediato de cada buscador com a experiência religiosa em si e não com a religião. É na natureza, no encontro, no coração de cada buscador, que se configura essa igreja, esse chamado à reflexão e à ação na tentativa de curar a Alma do Mundo.  

Nessa busca implicada e amorosa pelo Sagrado em Tudo e em Cada Ser, o buscador da Divina Luz encontra parceiros em cada um que procure fazer desta Terra um Lugar Melhor e mais Saudável. A OMXA acolhe a todos e todas que comungam desse ideal, independente dos credos religiosos individuais, pois somos todos parentes, somos todos partes da “Theia” da VIDA e do AMOR.